terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

10 coisas indispensáveis para nós (Super indico)

 Sei que muitas mamães dizem que certos itens são dispensáveis ou supérfluos e que gastamos demais com enxoval e afins. Eu, particularmente, penso que todo gasto com nossos bebês é válido e ganhei alguns itens do enxoval. Inclusive fiquei muitíssimo feliz com os presentinhos. Então, resolvi fazer uma lista de coisas que eu ganhei e que são indispensáveis para nós, e que de fato usamos exaustivamente.

1 - Poltrona de Amamentação (com balanço)
Quando eu comprei a poltrona, não pensei que ela fosse ser tão útil. Confesso. Pensei que usaria nos primeiros dias e depois daria mamar em qualquer lugar. Ledo engano. Quando praticamos o aleitamento materno exclusivo e em livre demanda, e sobretudo quando passamos pelos picos de crescimento e saltos de desenvolvimento, todo o tempo que temos vai para a amamentação. Ter conforto nesse momento, evitando dor nos braços, dor na coluna e dor nas pernas, é de fundamental importância para o sucesso da amamentação. De bônus a nossa poltrona balança, então para colocar Ana para dormir eu não preciso levantar e ninar, basta balançar suavemente. Falando em sono e amamentação, vamos para o item dois.

2 - Almofada de Amamentação
Gente, quem teve a ideia de inventar essa almofada merece um prêmio! A almofada livra os seus braços de carregar o peso do bebê durante a amamentação, portanto reduz a dor nos braços e na coluna e também posso considerá-la um item de segurança. Motivo: nas madrugadas que acordamos sonolentas para amamentar o bebê, a almofada firma o neném em nossos braços e o protege de quedas. Vale a pena a aquisição.

3 - Banheira com Trocador
 Foi um dos primeiros itens que adquiri. Uma amiga até disse que era um dinheiro em vão, que ocupava espaço, que não era necessário. Ok. Decidi testar mesmo assim e... uso todos os dias! Para mim é um grande alívio para a coluna, coloco a água e retiro dentro do quarto mesmo, como não comprei aquela cômoda-trocador eu uso o trocador da banheira para trocar Ana, fazer massagem e secá-la no pós-banho. Valeu cada centavo. Comprei da Galzerano por suportar mais peso e por ter a estrutura toda em metal. Outro ponto favorável desse modelo é que o suporte para shampoo e toalha é preso de um lado a outro da banheira, desse modo não despenca.

4 - Kit Higiene
 Ana ganhou o kit higiene de minha super amiga Rebeca. Bom, é um item caro, mas que se você não quiser de MDF pode fazer com materiais mais simples ou até potes reciclados, bastando colar uma fita para decorar ou até pintar. Em nosso kit temos: um abajur (que coloquei luz azul fraquinha, que é a mais indicada para acender na madrugada sem despertar o sono do bebê), uma lixeira (ótima para jogar rapidinho a fraldinha recém tirada), um porta-fraldas (ajuda para que as fraldinhas fiquem pertinho, possibilitando não sair de perto do bebê enquanto ele está sobre o trocador), uma caixa farmacinha, uma bandeja (para organizar os itens que se seguem), três potes (P, M e G. No G coloco algodão, no M coloco cotonetes e no P coloco escova, pente, pomada, tesourinha), garrafa térmica (para armazenar água para trocar o bebê) e molhadeira (para molhar o algodão).

5 - Sling Wrap
 Bom, enquanto os bebês não andam chamamos eles de "bebês de colo". Pois! O Sling serve para dar colo com as mãos absolutamente livres. Posso ir ao mercadinho e comprar alguma coisinha pois estou com as mãos livres, posso dar uma arrumadinha na casa, posso ninar... na maioria das vezes que Ana está no sling ela dorme. Eu posso dizer no início achei que não ia dar certo, que nós não íamos nos adaptar, mas nos adaptamos tanto que hoje tenho dois slings. Um de malha de algodão (tradicional) e um de dry-fit (mais fresco e mais leve). Pode acreditar que é um ótimo investimento!

6 - Cadeirinha Vibratória
 Quando o bebê já fica mais tempo acordado, a partir de 1 mês de vida, você não precisa deixa-lo o tempo todo no berço. Estar perto das pessoas da casa é maravilhoso para o bebê e ele ama isso! Pense sempre que seu bebê não sabe ser alguém longe da mamãe. Nem sempre podemos dar o colinho, mas podemos fazer com que ficar em outros lugares seja algo prazeroso. A cadeirinha é esse lugar. Ana ama. Também é um alívio para o refluxo!!!

7 - Bebê Conforto
Ganhamos da titia Joneide o nosso bebê conforto. Bom, além de ser um item indispensável para o bebê desde a saída da maternidade, serve muito bem ao propósito de sentar o bebê, em casa. Eu tenho o modelo touring da Burigotto e gostamos bastante. Assim que chegamos da "maternidade" que eu precisava comer e Ana estava acordada, ou eu fazia as refeições com ela ao colo ou colocava no bebê conforto. Depois passei a pendurar brinquedos na alça e ela ficava olhando feliz. Acoplava o bebê conforto ao carrinho e balançava... ela dormia. Quando passou a pegar nos brinquedos eu pendurei mobiles da Fisher-Price e ela ama ficar brincando sentadinha. Tanto ama que ela queria dormir o tempo inteiro no bebê conforto... Isso é assunto para outro post, mas tive um belo trabalho para readaptar em outros locais. Vale muito a pena. 

8 - Mobile
 Ganhamos o nosso da nossa querida Tiane. Bom, quando eu ainda estava grávida procurei bastante por um mobile com preço realista. Vou dizer... muito difícil. Ou era muito barato e com aparência super estranha ou muito caro e eu olhava para os brinquedos e pensava que não valia aquela grana investida. O que eu fiz foi olhar tutoriais na internet de como fazer um mobile. Pedi ajuda a uma amiga que é excelente com artesanato e ela fez esse mobile lindo. Os materiais foram super simples: fita cetim, feltro, enchimento, canetinha, argola de acrílico e um aro bastidor. Ficou lindo! Ana ama muito! Brinca muito com as borboletas e florzinhas que, por serem leves, balançam quando o vento passa...   
9 - Kit Natura Mamãe e Bebê
Esse kit é maravilhoso! Ganhamos da vovó Lamar. Quando vamos a uma loja compra uma bolsa de bebê ela custa em torno de R$ 150,00 a R$200,00 e no máximo vêm com um trocador portátil. Enfim, essa bolsa da natura custa um pouco mais de R$200,00 mas ela vem com uma colônia, dois sabonetes em barra com saboneteira, shampoo, condicionador, óleo para massagem e limpeza e um talco em creme para as dobrinhas. A bolsa é ótima pois tem várias divisões e um excelente acabamento. Vale muitíssimo a pena!

10 - Travesseiro Anti-Refluxo
Todo bebê tem algum grau de refluxo! Antes de Ana nascer eu já comprei esse travesseiro e quando chegamos em casa eu coloquei debaixo do colchão. Para nós foi excelente. Ana nunca regurgitou dormindo, apesar de as vezes ter uma leve tosse. Recomendo a todas as mamães e se possível até mais alto do que o nosso.
 
Super Bônus
 
Babá eletrônica - Ganhamos a nossa da dinda Jonaide. O nosso modelo é com câmera da Motorola.
Antes de nos tornarmos mães pensamos que deixaremos o bebê no quarto dele tranquilamente, que é o melhor local para ele, que é mais seguro e blá, blá, blá. Quando o bebê nasce é tudo diferente e queremos ficar o mais próximo possível do bebê. A babá eletrônica permite que você tenha a certeza de que vai ouvir o bebê chorar e com câmera permite ver se ele está bem e direitinho no berço. Isso facilita que não fiquemos exaustas e levantando o tempo inteiro da cama para ir ao berço olhá-lo.

Berço Cercado Desmontável - Esse foi o papai que comprou! Para nós foi maravilhoso usar o bercinho em nosso quarto. Eu sempre pensei em fazer cama compartilhada quando Ana nascesse e no final da gestação passei a repudiar a ideia de desgrudar dela. Logo que chegamos da "maternidade" eu coloquei Ana no berço do quarto dela, mas organizei o desmontável para a noite. Foi uma das melhores coisas que fiz. O berço ficava aos pés da nossa cama e ao menor ruído podíamos nos sentar e olhá-la sentados. As vezes estava apenas dormindo, outras vezes pegávamos ela sentados mesmo. Eu dava mamar sentada em minha cama e punha ela novamente no bercinho. Também pensei que no terceiro mês, quando acabasse o período de extero-gestação, eu iria colocá-la no quartinho dela. Engano meu. Ela demandou ir antes desse tempo, com quase três meses. Mas voltando ao berço, logo, logo usaremos novamente como cercadinho.
 

Bomba Tira Leite - Essa parte de tirar leite foi tãaaaao complicada. Eu não imaginava que bombas diferentes poderiam dar resultados diferentes. Cada mulher se adapta a uma marca e um modelo diferente, entretanto é um item necessário, pois no período de apojatura (o momento de descida do leite no terceiro ou quarto dia) os seios doem muito e o bebê ainda não consegue sugar tudo.
Ganhei uma bem simples de êmbolo da Lolly e doía demais o processo. Peguei emprestada uma elétrica da MaternMilk e doía horrores e tirava pouquíssimo leite. Por fim ganhei de minha amiga Ivana a bomba da Philips Avent e é excelente. Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário